Grávida pode fazer tratamento odontológico?

A gravidez é um começo de uma nova etapa na vida da mulher. Viverá mudanças físicas, emocionais, hormonais e também vivenciará um amor que será eterno. Neste período há uma pergunta recorrente: Grávida pode fazer tratamento odontológico?

Há um grande tabu a esse respeito. O ideal é que antes de engravidar, a futura mamãe faça um check up preventivo com o dentista de sua confiança, pois problemas dentários podem levar a partos pré-maturo, entre outros agravos. Porém, mesmo assim, ninguém está livre de alguma intercorrência durante a gestação.

O melhor período para o tratamento odontológico na gestação é o 2º trimestre, sempre pela manhã, quando os enjoos são menos recorrentes, porém, caso seja necessário, não há impedimento para o tratamento em outro trimestre.

A gestante deve vir com um acompanhante. A participação do companheiro na gestação, parto e pós-parto, faz toda a diferença, deixando a grávida mais calma e serena.

Devido as alterações hormonais, a gestante fica mais sensível, as vezes chorosa, outras vezes irritadiça e impaciente. É preciso que a mesma seja acolhida, entendida e respeitada pois pode apresentar medo e insegurança frente ao tratamento odontológico. É desejável que o dentista entre em contato com o médico que está fazendo o acompanhamento gestacional para juntos, planejarem o melhor tratamento para a futura mamãe. Levando em conta o quadro clínico apresentado, o bem estar da mãe e do bebê e o que é possível fazer.

Este mês, recebemos a visita da Michele, gravidez gemelar aos 36 anos para dar continuidade ao seu tratamento ortodôntico. Com alegria acompanhamos cada mês a evolução desse momento ímpar na vida da mulher: a gestação!

Aqui no Espaço Multidisciplinar Bem Estar, o lugar para toda a sua família, também fazemos atendimento odontológico a grávidas, entre outras especialidades odontológicas, como: odontopediatra, ortodontia, cirurgia, prótese, implantes e harmonização facial, como preenchimento e botox.

Venha nos fazer uma visita!

Será um prazer receber sua família para uma avaliação.